UOL Notícias Blogs
 

Blog

Cobertura política, eleitoral, pesquisas e notícias do poder

21h45 - 11/11/2010
 

Base de Lula é a mesma de Mussolini, diz Freire

Roberto Freire, presidente do PPS e deputado federal eleito por São Paulo, dá mostras de como será o tom de parte da oposição no próximo Congresso.

Os vídeos abaixo são trechos de entrevista concedida por Freire ao repórter do UOL Fábio Brandt hoje, 11.nov.2010, no diretório nacional do PPS, em Brasília.

No 1° trecho, o político compara os setores de sustentação ao governo Lula aos que sustentaram o regime fascista  de Benito Mussolini (1883-1945) na Itália. No 2° trecho, Freire lembra que o PT não votou em Tancredo Neves em 1985 e, por isso, “não contribuiu efetivamente para que a legalidade dos comunistas se realizasse”.





Quer seguir o blog no Twitter? Aqui

Por Fernando Rodrigues
00h19 - 10/11/2010
 

Plínio lança livro sobre participação política

obra trata de conceitos básicos e classifica PT e PSDB em “centro-direita”

Com 0,87% do total de votos, Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) foi derrotado no 1° turno da eleição presidencial de 2010. Teve algo em torno de 887 mil votos. Mesmo assim, aos 80 anos, o político não jogou a toalha: lança, em 17.nov.2010, o livro “Por que participar da política?”. O lançamento ocorre às 19h30, na sede do Sindicato dos Professores da Rede Estadual de São Paulo, na Praça da República.

O texto tem 7 capítulos e 64 páginas, incluindo o apêndice com indicações de leitura e a nota biográfica do autor. No livro, Plínio tenta animar o leitor a se interessar e participar da política, informa o repórter do UOL Fábio Brandt.

“Sei que o leitor pode fazer uma objeção: ‘afinal o que eu perco por me desinteressar da política e o que ganho procurando entendê-la?’”, escreve Plínio, propondo-se a responder à questão.

O livro aborda temas básicos da política. Apresenta a divisão do Estado em Poder Executivo, Legislativo e Judiciário e discorre sobre história política do país (do governo Vargas à chegada de Lula ao poder).

Críticas e observações sarcásticas não faltam. O bom humor – que tornou Plínio célebre nos debates da TV – está presente nas ilustrações que marcam o início de cada capítulo. E o conteúdo, claro, é influenciado pelas posições políticas do autor.

Logo no 1° parágrafo da introdução, lê-se: “de fato, contam-se nos dedos os políticos honestos e realmente devotados ao serviço público”. No capítulo sobre o atual panorama dos partidos políticos, o PT é classificado entre os de “centro-direita”, junto ao PSDB e ao PPS.

Antes deste livro, Plínio lançou “O capital estrangeiro na agricultura” (1977), “Construindo o Poder Popular” (1982), “O Brasil pode dar certo” (1994) e “O que é corrupção” (2010).

Em 2010, quando candidato a presidente da República, concedeu entrevista ao UOL. Aqui, vídeos deste depoimento.

 

Quer seguir o blog no Twitter? Aqui

Por Fernando Rodrigues
22h00 - 08/11/2010
 

Cansada, presidente eleita embarca para Seul

Acabou a campanha, acabaram as grandes produções e maquiagens sofisticadas. É a vida como ela é.

 

Apesar dos dias de descanso na Bahia, Dilma Rousseff apareceu com o aspecto cansado e abatido hoje, pouco depois das 20h, quando foi fotografada por Sérgio Lima, da Folha.

 

A presidente eleita estava a caminho do aeroporto de Brasília, de onde iria para São Paulo. De lá, para Frankfurt. E, por fim, para Seul, na Coreia do Sul, onde vai se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar da reunião do G-20. Se já estava abatida hoje, imagine o internauta depois dessa longuíssima viagem.

 

Eis as fotos:

 

 

 

Quer seguir o blog no Twitter? Aqui

Por Fernando Rodrigues
21h24 - 07/11/2010
 

Poder e política na semana – 8 a 14.nov.2010

A presidente eleita Dilma Rousseff inicia a semana fazendo sua 1ª reunião formal com a equipe que trabalhará na transição na manhã de 2ª feira (8.nov.2010) no CCBB, em Brasília. Em seguida, viaja para a Coreia do Sul.

Lula começa a semana em Moçambique, onde será recebido, até 4ª feira (10.nov.2010) por autoridades e empresários locais. Em seguida, embarca para Seul, encontra-se com Dilma e participa da reunião do G-20.

Governadores eleitos também iniciam transição. Em São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) começa a preparar sua entrada no lugar de Alberto Goldman (PSDB). No Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT) trata da mudança com Yeda Crusius (PSDB).

No Congresso, a expectativa é que o trabalho seja de fato retomado, como deveria ter ocorrido na semana passada. Medidas provisórias são prioridade na Câmara e precisam ser votadas para que também sejam decididos outros temas, como a criação do Fundo Social com recursos do pré-sal.

Por fim, mais uma vez haverá farto noticiário sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) por causa do vazamento do tema da redação da prova de ontem (7.nov.2010). A macumba produzida contra esse exame parece nunca ter fim no governo Lula.

A seguir, o drive político da semana:


Segunda (8.nov.2010)
Dilma inicia transição
– pela manhã, no CCBB, faz 1ª reunião com a equipe da mudança de governo. À noite, embarca para a Coreia, onde participa, com Lula, da reunião do G-20, a partir de 5ª feira.

Partida de Lula – às 8h, sai de Brasília rumo a Moçambique, onde chega por volta da meia noite e fica até 4ª feira. Depois, vai para o encontro do G-20 em Seul, na Coreia do Sul.

Alckmin na transição – às 10h, reúne-se com representantes do governo Goldman. Sua assessoria não confirma, mas pode ocorrer um encontro com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Tarso na transição – tem reunião com a atual governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB).

Cinema e direitos humanos – em diversas capitais brasileiras, até 19.dez.2010, acontece a 5ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul.

Serviços – FGV divulga sondagem sobre o setor.
 

Terça (9.nov.2010)
Lula em Moçambique – é recebido pelo primeiro-ministro (Aires Ali) e pelo presidente (Armando Guebuza) locais. Também se encontra com empresários.

Câmara dos deputados – 12 medidas provisórias são prioridade. Enquanto não forem votadas, nenhum outro tema pode ser. Aqui, agenda da Câmara. Aqui, a pauta da semana.

Reunião do PPS – integrantes do partido, de oposição a Dilma, têm encontro em Brasília.
 
Inflação – IBGE divulga seus índices de preços ao consumidor e FGV divulga IPC-S Capitais. Aqui, calendário de divulgação do IBGE e aqui, o da FGV.
 

Quarta (10.nov.2010)
Inflação – Fipe divulga IPC referente ao período de 8.out.2010 a 7.nov.2010.

Indústria – IBGE publica novos dados sobre a produção física regional.

Agricultura – IBGE divulga levantamento mensal sobre o setor.


Quinta (11.nov.2010)
Lula e Dilma no G-20 – juntos, participam da cúpula das 20 maiores economias do planeta. Em Seul, Coreia do Sul.

Tarso na Europa – fica em Madri até 18.nov.2010 e em Lisboa até 21.nov.2010. Será acompanhado pelos presidentes gaúchos do PSB (Caleb de Oliveira) e do PC do B (Adalberto Frasson) em reuniões com empresários do setor de bicombustíveis, da indústria naval e representantes de universidades.

Emprego e salário na indústria – IBGE divulga pesquisa mensal sobre o tema.
 

Sexta (12.nov.2010)
Senado – faz sessão não deliberativa. Câmara não divulgou agenda para este dia.


Domingo (14.nov.2010)
“Erenicegate” – fim do prazo dado pela Justiça para que a PF termine as investigações sobre tráfico de influência na Casa Civil. Provavelmente o caso será prorrogado por mais um mês (até 14.dez.2010, coincidentemente, aniversário de Dilma Rousseff).


Quer seguir o blog no Twitter? Aqui

 

Por Fernando Rodrigues
Perfil

Fernando Rodrigues, jornalista, nasceu em 1963. Fez mestrado em jornalismo internacional na City University, em Londres, Reino Unido (1986).

Na Folha desde 1987, foi repórter, editor de Economia, correspondente em Nova York (1988), Tóquio (1990) e Washington (1990-91). Na Sucursal de Brasília da Folha desde 1996, assina a coluna "Brasília", na página 2 do jornal, às quartas e sábados.

Mantém uma página de política no UOL desde o ano 2000 - com informações estatísticas e analíticas sobre eleições, pesquisas de opinião e partidos políticos. Em 2007/08 recebeu uma fellowship da Fundação Nieman, na Universidade Harvard (Cambridge, MA, nos Estados Unidos).

Regras de uso

Busca
Neste blog Na Web

Histórico