UOL Notícias Blogs
 

Blog

Cobertura política, eleitoral, pesquisas e notícias do poder

18h04 - 28/08/2009
 

Ato secreto? Que nada. Sarney e Belchior estiveram juntos em fevereiro deste ano

A foto foi tirada na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Aparecem Belchior com Sarney e Cláudio Lamachia (OAB-RS) durante a instalação da Coordenação de Direito Eleitoral no Conselho Federal da OAB em 09 de fevereiro de 2009. Ao fundo e à esq., Michel Temer.

 

Depois disso, explodiu todo o escândalo de atos secretos no Congresso. E Belchior anda sumido.

 

 

o crédito da foto é para Eugenio Novaes, via OAB federal.

 

Enquanto isso, ouça aqui na Rádio UOL as músicas do Belchior.

 

Por Fernando Rodrigues
 

Blog no Twitter

Aí está: FR_BSB

Por Fernando Rodrigues
09h33 - 27/08/2009
 

Marina na web, como Obama e Hilary

 

 

A senadora Marina Silva (sem partido-AC) saiu do PT e vai se filiar ao PV. Tudo será ao vivo, pela internet.

 

Não é novidade nos EUA. Os democratas Barack Obama e Hilary Clinton anunciaram suas candidaturas presidenciais em depoimentos em vídeo para a web. Nada de enrevistas exclusivas para esse ou aquele jornal ou canal de TV da velha mídia. Só pela internet --depois reproduzida por todos os outros meios.

 

No caso de Marina Silva, o anúncio de sua filiação ao PV será transmitindo ao vivo a partir das 11h do dia 30 de agosto, domingo. Eis os endereços para quem tiver interesse em acompanhar:

 

www.pvsp.org.br

www.pv.org.br

www.tvdopv.com.br

www.proempresa.inf.br

 

 

Por Fernando Rodrigues
19h05 - 23/08/2009
 

Poder e política na semana – 24 a 30 de agosto

Semana começa com rescaldo da crise do Senado. No fim de semana, o noticiário foi bem mais ameno –algo raro nos últimos meses. Todos estão salvos, ninguém punido e a crise acabou? Na dúvida, refresque a memória e leia sobre os (até agora) 87 casos de desvios de comportamento registrados no Congresso no Monitor de Escândalos do UOL.

Já o affaire Dilma X Lina tende a perder impacto por causa da inexistência de imagens do Planalto para comprovar se houve a tal reunião. O DEM vai protestar, mas daí está difícil sair alguma coisa concreta. Ficará a palavra de uma contra a palvara da outra.

O mais relevante para a macropolítica, de longe, é o fato de os senadores estarem em marcha batida para aprovar o monstrengo que saiu da Câmara para limitar o uso da internet nas campanhas do ano que vem. Basicamente, vão equiparar a web ao rádio e à TV. É uma mistura de ignorância com má-fé, quase uma aurora boreal da política do atraso. Quarta-feira é quando essa feitiçaria será perpetrada. Sem ninguém protestar firme, já passou. Essa é parte ruim do fim da crise no Senado: eles agora vão querer mostrar trabalho...

Ao longo da semana, excitação também por causa do grande lançamento do modelo de exploração do petróleo do pré-sal. Está marcado para segunda-feira que vem, dia 31, em Brasília. No governo, vende-se o evento como o de maior impacto em toda a administração Lula. A ver. De marketing, eles entendem.

Mas antes, no domingo, dia 30, será "o dia" de Marina Silva. Ela entrará formalmente no PV.

Abaixo, o drive político da semana:

Segunda-feira (24.ago)
Lula em São Paulo – encontra empresários na cerimônia de entrega do prêmio “MPE Brasil”.

Dilma, Aécio e Serra, juntos – os 3 devem estar reunidos (se ninguém furar) em seminário promovido pelo jornal “O Globo”, no Rio. O evento comemora os 40 anos do caderno de economia da publicação.

Aposentados – última reunião sobre dar aos aposentados o mesmo reajuste do salário mínimo até 2023. Presidência, Ministério da Previdência e congressistas se reúnem no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede provisória do Planalto (que está em reformas).

Senadores em debandada – Flavio Arns (PT-SP) e Mão Santa (PMDB-PI) prometem pedir a autorização da Justiça Eleitoral para saírem dos seus partidos.

Aécio Neves e Guido Mantega – o governador de Minas Gerais vai se encontrar com o ministro da Fazenda nesta semana. Quer discutir a perda de dinheiro do Estado por causa da Lei Kandir.

DEM vai ao MP para ter imagens de Dilma – o partido quer uma investigação sobre o fato de as imagens do circuito interno do Planalto só durarem, em média, 30 dias.
Comentário do blog: parada dura. Desse mato não sairá coelho tão facilmente.

 

Terça-feira (25.ago)
Lula no ABC – vai ao lançamento da pedra fundamental da Universidade Federal da região.

CPI da Petrobras – 2 técnicos da estatal vão à comissão falar sobre a refinaria Abreu e Lima, suspeita de superfaturamento.

Redução da jornada de trabalho – deputados e líderes sindicais discutem o tema na Câmara.

 

Quarta-feira (26.ago)
Farra das passagens – os deputados Eugênio Rabelo (PP-CE) e Paulo Roberto Pereira (PTB-RS) devem depor na comissão que investiga o caso. Eles são suspeitos de vender passagens aéreas de suas cotas na Câmara.
Comentário do blog: alguém ainda se lembra desse escândalo? Está sobrando para o baixo clero. E até essa turminha está quase se livrando.

Reforma eleitoral e censura à internet senadores debatem proposta em sessão conjunta da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e da CCT (Comissão de Ciência e Tecnologia).
Comentário do blog: a marcha da insensatez está em curso. Eles vão aprovar. O uso da web será restritíssimo nas eleições de 2010.

TSE no STF – Supremo decide se decisões da Justiça Eleitoral devem ser cumpridas imediatamente ou se é preciso aguardar análise de eventuais recursos em outras instâncias. O STF também continua a decidir se magistrados aposentados tem direito a foro especial.

 

Quinta-feira (27.ago)
Conselhão – reunião de Lula, ministros e empresários do Conselho de Desenvolvimento Econômico, em Brasília.
Comentário do blog: sem comentários.

Palocci no STF – o Supremo julga o processo sobre a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo.
Comentário do blog: nos bastidores, é “pule de dez” que o STF absolverá Palocci. A ver. O ex-ministro está querendo retornar à ribalta. Lula o apoia.

 

Sexta-feira (28.ago)
Unasul – Lula participa da Cúpula Extraordinária da União de Nações Sul-americanas (Unasul) em Bariloche, Argentina.

 

Domingo (30.ago)
Marina Silva no PV – a dissidente petista se filia ao Partido Verde.

Por Fernando Rodrigues
Perfil

Fernando Rodrigues, jornalista, nasceu em 1963. Fez mestrado em jornalismo internacional na City University, em Londres, Reino Unido (1986).

Na Folha desde 1987, foi repórter, editor de Economia, correspondente em Nova York (1988), Tóquio (1990) e Washington (1990-91). Na Sucursal de Brasília da Folha desde 1996, assina a coluna "Brasília", na página 2 do jornal, às quartas e sábados.

Mantém uma página de política no UOL desde o ano 2000 - com informações estatísticas e analíticas sobre eleições, pesquisas de opinião e partidos políticos. Em 2007/08 recebeu uma fellowship da Fundação Nieman, na Universidade Harvard (Cambridge, MA, nos Estados Unidos).

Regras de uso

Busca
Neste blog Na Web

Histórico